Third Sector

Espaço onde apresento informações relativas aos temas do terceiro setor. Os temas preferidos são elaboração de projetos sociais, elaboração de propostas para levantamento de recursos para projetos sociais, gestão de organizações sem fins lucrativos, ferramentas computacionais para uso nas atividades do terceiro setor, projetos de conservação de energia para ajudar as organizações do terceiro setor a fazerem economia a partir da redução do consumo de energia.

My Photo
Name:
Location: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Engenheiro eletrônico aposentado. Trabalhei por mais de três décadas em uma empresa federal de geração de energia elétrica, onde comecei como estagiário e, posteriormente, desempenhei as funções de engenheiro de telecomunicações, gerente de conservação de energia e superintendente de negócios de telecomunicações. Atualmente me dedico à pesquisa genealógica.

Tuesday, October 05, 2004

QUANTOS NEGROS NAS ESTATAIS BRASILEIRAS?

QUANTOS NEGROS INTEGRAM OS QUADROS DE PESSOAL E GERÊNCIA DAS EMPRESAS ESTATAIS?

A Petrobras publicou ontem, 30/09/2004, em página inteira do jornal O Globo, o seu Balanço Social relativo ao ano de 2003. Numa rápida passada de olhos no documento, percebe-se que não foram fornecidas as informações relativas à quantidade de negros que integram o quadro de empregados e postos de gerência da empresa.

Consultando o banco de dados do IBASE (http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm), verifica-se que os balanços sociais da empresa, apresentados desde 1999, também não contêm tais informações.

Pesquisando-se os balanços sociais disponíveis no sítio do IBASE, verifica-se que no ano de 2001, dentre dez das mais importantes empresas estatais dos setores de energia, petróleo e bancos, apenas três incluíram em seus relatórios as informações relativas à quantidade de negros em seus quadros. Cabe destacar que naquele ano os quadros de pessoal das empresas pesquisadas somavam 224 mil empregados.

Cabe, então, a pergunta: Por que essas informações não são fornecidas?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Infelizmente, ainda é tão pouco o nº de negros ocupando cargos q ñ sejam os de salário mínimo q, acredito eu, haja vergonha qto a publicação destes nºs. Mas, após muitíssimos lutarem e sofrerem grandes humilhações por isto, após termos a implantação das quotas nas universidades, certamente virá o sistema das quotas tbm nos empregos, e o racismo diminuirá. Obrigada, Irani.

January 09, 2009 7:24 AM  

Post a Comment

<< Home