Third Sector

Espaço onde apresento informações relativas aos temas do terceiro setor. Os temas preferidos são elaboração de projetos sociais, elaboração de propostas para levantamento de recursos para projetos sociais, gestão de organizações sem fins lucrativos, ferramentas computacionais para uso nas atividades do terceiro setor, projetos de conservação de energia para ajudar as organizações do terceiro setor a fazerem economia a partir da redução do consumo de energia.

My Photo
Name:
Location: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Engenheiro eletrônico aposentado. Trabalhei por mais de três décadas em uma empresa federal de geração de energia elétrica, onde comecei como estagiário e, posteriormente, desempenhei as funções de engenheiro de telecomunicações, gerente de conservação de energia e superintendente de negócios de telecomunicações. Atualmente me dedico à pesquisa genealógica.

Thursday, January 19, 2006

Contabilidade para Entidades do Terceiro Setor

Forneço duas referências sobre procedimentos contábeis para entidades do terceiro setor. São documentos disponíveis para download na internet.

O primeiro é o Manual de Procedimentos Contábeis para Fundações e Entidades de Interesse Social desenvolvido em parceria pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), com a contribuição da Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O Manual se destina aos dirigentes das entidades e aos profissionais da Contabilidade que têm a responsabilidade sobre a gestão contábil, financeira, econômica e patrimonial das Entidades de Interesse Social. Constitui uma fonte de pesquisa e de apoio para a prática contábil, de controle, de prestação de contas e demais procedimentos necessários ao bom relacionamento dessas entidades com os órgãos reguladores e fiscalizadores do segmento. Está disponível no seguinte endereço da internet (acessado em 19/01/2006):
http://www.cfc.org.br/uparq/Livro_ManualFundacoes2ed.pdf

O segundo é o Manual de Prestação de Contas de Convênio elaborado pelo Ministério da Cultura, SEMT - Secretaria de Educação Média e Tecnológica que estabelece e ordena os procedimentos a serem seguidos, seja pela SEMT, na condição de Unidade Concedente, seja pelas Entidades Convenentes, ante as responsabilidades assumidas quando da celebração dos instrumentos de convênio. Está disponível no seguinte endereço da internet (acessado em 19/01/2005):
http://www.mec.gov.br/semtec/Ftp/Manual_PC.pdf

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito útil seu blog!
Eu trabalho em uma ONG como professor de inglês voluntário, e tenho vontade de me envolver mais no terceiro setor.
Estou fazendo pós graduação em Gerencciamento Empresarial, pretendo aproveitar para investir em pesquisa sobre avaliação de impacto das ações das ONGs na sociedade onde atuam.
SDS
ROGERIO FERRAZ
live2divebr@yahoo.com.br

June 06, 2007 3:08 PM  

Post a Comment

<< Home